quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Crônicas e Agudas

Crônicas e agudas

1.
Cada ano 80 mil crianças em todo o mundo
morrem vítimas de doenças evitáveis
Nenhuma delas é cubana
Têm razão, isto não é um dado estatístico.
É um poema vivo

2.
Em Cuba não há:
visitas de representantes da indústria farmacêutica
congressos e viagens pagas pela indústria farmacêutica
bonificações por prescrição da indústria farmacêutica
estudos confiáveis encomendados pela indústria farmacêutica
Os do aeroporto de fortaleza estão certos:
os escravos cubanos são mal fôrmados               

3.
Doutora, eu não me engano
sua vaia orgulha o feliciano

4.
Doutor, se eu não me engano
o diploma do seu filho médico é cubano

5.
Se temos algo a ensinar aos cubanos sobre atenção primária
são esses nossos tratamentos tapa buraco
para os adoecimentos do trabalho inoculados pelo capitalismo

6.
Se os médicos cubanos são escravos
se os jornalistas da veja são livres
alguém por favor me diz
onde assino minha carta de desalforria?

7.
Me perdoe se for preconceito
mas faltam médicas no Brasil com cara de empregadas domésticas,
não?

8.
Qual é o CID pra racismo?

9.
Antes de falar da pobreza em Cuba
olhe pro seu umbigo
mas olhe direito

10.
Advertimos ao Ministério da Saúde:
pintar a ponta do iceberg de vermelho
até nos distrai
mas não nos engana
Os sintomas persistirão
enquanto a saúde for mercadoria
(como o coro já dizia)

11.
Mais que mais médicos
só com mais rua
mas cuidado!
fiquemos longe desses vândalos do white bloc

e seus coquetéis xenofobov

(Lucas Bronzatto)

--

Algumas das notícias que estão nas entrelinhas deste poema:

Um comentário: